Olá!!

A pauta da vez é “podologia”, uma especialidade da área da saúde voltada ao cuidado dos pés para prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações externas nos mesmos.

É importante ressaltar que há uma grande diferença entre manicure e podólogo. A primeira faz o trabalho de embelezamento das unhas, enquanto o podólogo vai tratar a saúde geral dos pés, realizando um tratamento específico para as podopatias existentes, e prevenindo muitas delas, ressalta a minha entrevistada de hoje, a podóloga Sueli Sabino.

Segundo ela, infelizmente as pessoas não tem o hábito de cuidar dos pés como deveriam, então “quando somos procurados é porque já aconteceu algo, uma infecção micológica, um espessamento nas unhas, fissuras (rachaduras nos calcanhares), entre outras razões, mas o ideal seria procurar um profissional assim que houver algum incomodo ou alteração nessa área.

A podóloga comenta que entre as patologias mais comuns estão as onicomicoses (micoses nas unhas), tínea pedis (famosa frieira), calos, verruga plantar (olho de peixe) e a onicocriptose (unha encravada).

Vale frisar que o acompanhamento com este profissional pode ser feito regularmente como forma de prevenção para evitar qualquer tipo de problemas futuros, pois com o passar dos anos não é somente a pele dos pés que que mudam, as unhas também sofrem alterações… Portanto a frequência adequada para se consultar um podólogo é uma vez ao mês para manutenção, e quando for caso de tratamento, definido de acordo com a necessidade que apresentar.

E será que as crianças também podem apresentar certas patologias nos pés?? Sim, alerta a podóloga Sueli, desde a onicocriptose a algum problema de marcha (caminhar), que o quanto antes for identificado e encaminhado ao profissional da área específica, mais chances de sucesso na correção de tal problema.

Pra finalizar nossa pauta de hoje sobre podologia, ela acrescentou sobre a atenção básica que devemos ter em casa com nossos pés, como higienizá-los bem, secar entre os dedos e mantê-los sempre hidratados, afinal são eles que suportam nosso peso, e nos possibilitam a locomoção, mas temos por hábito de esquecer que eles merecem esses cuidados diários!!

Eu particularmente confesso que às vezes meus calcanhares ficam ressecados, muito provavelmente porque nós mulheres temos o costume de usar calçados mais abertos…, então à noite quando já estou deitada e pronta pra dormir, passo um creminho nos pés, diariamente…

Espero que tenha gostado do assunto de hoje!! Aproveita e me segue no instagram @blogcarolmarques hein!!

Beijos e Saúde!!

Carol Marques/ Jornalista & Blogger

 

 

Podóloga Sueli Sabino

Contato: (44) 99802-5169